Tumores de pele
Os tumores de pele podem ser benignos ou malignos.
Os tumores de pele benignos mais comuns são as lesões pigmentadas chamada de nevo e conhecida como pintas ou sinais. Além destas, os tumores de partes moles, conhecido como lipomas("bolas de gordura"), são frequentemente encontrados.
Os tumores malignos de pele são o tipo de câncer mais comumente encontrado entre nós. Se dividem basicamente em 3 tipos: carcinoma basocelular (CBC), carcinoma espinocelular (CEC) e os melanomas.
O CBC é um tumor de crescimento mais lento, aparece em áreas expostas ao sol e causa invasão local, não ocorrendo nenhum tipo de metástase.
O CEC é um tumor mais agressivo, com crescimento mais rápido, podendo ser causador de metátases (disseminação à distância), principalmente por via linfática.
Já o melanoma é um dos mais agressivos tumores malignos humanos, podendo cursar com disseminação à distância (metástase) para inúmeros órgãos.
É recomendável você se auto-examinar diante do espelho, ao menos 1x ao mês, pontos da pele que apresentam mudança de forma, cor, ou tamanho exigem uma consulta ao médico. Qualquer ferimento, caroço, mancha, marca ou mudança na aparência da pele ou sua textura pode ser sinal de câncer de pele. Na prática podemos utilizar a regra do ABCD:
A - Assimetria
B - Bordas irregularres
C - Cor irregular
D - Diâmetro da lesão maior que 6mm
As lesões que apresentarem as características acima, devem ser examinadas por um cirurgião plástico ou dermatologista.