Queimaduras

DEFINIÇÃO

Queimadura são lesões cutâneas sendo que o acometimento pode ser da epiderme, derme e seus anexos ou camadas mais profundas como o tecido celular subcutâneo, músculos, tendões, ossos e até vísceras.

CLASSIFICAÇÃO

1º GRAU – quando temos uma queimadura tão superficial, que ocorre somente a destruição da epiderme. O exemplo mais comum é a queimadura solar, onde a pessoa só fica com a pele vermelha. O tratamento nestes casos é somente a hidratação da pele e do paciente.

2º GRAU - quando temos uma queimadura mais profunda. Neste caso temos lesão da epiderme e da derme (pode ser derme superficial ou derme profunda). Em consequência desta lesão mais profunda, temos o aparecimento de bolhas e a área atingida é dolorosa.

3º GRAU - a destruição da pele neste caso ocorre completamente, ou seja, toda a epiderme e também toda a derme, inclusive as terminações nervosas que lá se encontravam. A queimadura neste caso é indolor e apresenta crostas endurecidas e geralmente de cor esbranquiçada. Existem alguns autores que consideram as carbonificações, como queimaduras de 4º grau.

TRATAMENTO DAS QUEIMADURAS

Afaste o paciente do perigo. Se a roupa dele estiver em chamas, jogue uma toalha ou pano para apagar o fogo e retire as vestes queimadas.

Imediatamente resfrie a área queimada por 10 a 15 minutos. Isso poderá ser feito através da colocação de um lençol ou tolha limpa molhada ou até mesmo através de água corrente. Com isso teremos já um pequeno alívio da dor e diminuição do processo de destruição dos tecidos lesados.

Não devemos aplicar qualquer tipo de substância na área queimada, como pasta de dentes, clara de ovo, manteiga, etc. Estas substâncias podem aumentar o risco de infecção e sempre serão retiradas no ambiente hospitalar.

Nunca devemos utilizar gelo na área queimada!

Podemos dar analgésicos comuns (Dipirona, Paracetamol, Ibuprofeno), na tentativa de diminuirmos o processo de dor.

Além disso, devemos remover todos os objetos envolvidos próximo da área queimada, como correntes, anéis e pulseiras. Após a queimadura teremos edema (inchaço), dificultando a retirada dos mesmos quando necessário.

Depois deste atendimento domiciliar inicial, devemos sempre procurar o pronto-socorro mais próximo, para a pessoa ser avaliada por equipe médica. Nunca devemos postergar a ida ao médico, por mais simples que seja a área queimada.

PREVENÇÃO DE QUEIMADURAS EM CRIANÇAS

No Brasil , assim como na maioria dos outros países, a faixa etária de crianças entre 0 a 10 anos, é a que geralmente está envolvida nos acidentes domésticos. A faixa etária dos lactentes é a mais envolvida neste tipo de acidente, seguido dos pré-escolares. As principais medidas preventivas que os pais podem adotar a fim de evitar acidentes com queimaduras em crianças são:

1 - Não deve entrar na cozinha e, se houver necessidade, precisam ser continuadamente supervisionadas;

2 - Use as bocas da parte de trás do fogão, sempre que possível. Deixe os cabos das panelas no fogão sempre virados para dentro;

3 - Não devem ter acesso a eletrodomésticos, fósforo, isqueiros e fogos de artifício;

4 - Adultos não devem lidar com líquidos quentes e, ao mesmo tempo, cuidar de lactentes;

5 - No banheiro, a água quente do balde ou da banheira, representa risco para criança, a qual nunca poderá ficar desacompanhada. Deve-se conferir a temperatura da água antes do banho (deverá estar no máximo de 39-40°C);

6 - Durante as refeições, os alimentos devem ser colocados no centro e não se devem ser utilizados toalhas, pelo risco de serem puxadas pelas crianças;

7 - Não devem ter acesso a fios, linhas elétricas, tomadas e interruptores;

8 - Mantenha o ferro de passar roupa, chapinha, velas e aquecedores fora do alcance da criança;

9 - Devem-se colocar protetores nas tomadas;

10 - Deve-se manter produtos de limpeza longe do alcance das crianças (devido o risco de queimaduras químicas);

11 - Verifique a temperatura de brinquedos de parquinho (especialmente escorregadores metálicos) e também nas cadeirinhas do carro (veja se não há partes quentes nos locais com plásticos e metais como cinto de segurança);

12 - O ideal é ter álcool gel em casa ao invés do tipo líquido.